Visitas, Visitantes e Usuários.

equipe especializadaVamos lá, para que eu possa chamar o personagem fictício Zé Mané para nos ajudar a compreender a taxa de conversão de um website, primeiro é necessário entender a diferença entre Visitas, Visitantes e Usuários.

 

Visitas: Uma visita – identificada por uma sessão – é um conjunto de ações praticadas pelo usuário. Por exemplo: navegar pelas páginas. Qualquer sessão futura do mesmo usuário durante determinado período é considerada como visita adicional. A finalização da visita pode ocorrer por diferentes motivos. São eles: determinado período de inatividade, vencimento com base em um horário determinado, fechamento do navegador e mudança de campanha. Os parâmetros para finalização da visita variam conforme a ferramenta de análise da web utilizada.

Visitantes:Um visitante, também chamado de visitante único, é indentificado por um cookie persistente gravado no navegador na primeira vez que que uma pessoa visita um site. O cookie tem a duração determinada pelo seu criador, e ele pode um minuto, um dia, uma semana e até vários anos. Ele está mais perto de identificar um usuário mas também tem as suas limitações. Exemplos:

A pessoa pode acessar o mesmo site por diversos navegadores –(Chrome, Spark, Firefox….). Também pode acessar por diferentes dispositivos – (Smartphone, Desktop, Tablet e Laptop).As ferramentas de análise web também mostram a taxa de conversão baseada no número de visitantes. Não é a métrica perfeita mas já é melhor do que calcular a taxa conversão pelo número de visitas.

Usuários:Usuário em um site deveria ser igual a uma pessoa e de fato é o que mais se aproxima disso, mas na prática não é bem assim. Como já disse, uma pessoa pode acessar um site por meio de diversos navegadores e também por diversos dispositvos, a estratégia para contornar esse problema usada por algumas redes sociais é manter o usuário sempre logado em todos os navegadores e dispositivos, mas….sempre tem um mas, e se diversas pessoas compartilharem o mesmo dispositivo, neste caso teremos mais usuários do que visitantes. Sendo assim um usuário pode não ser igual a uma pessoa.

Agora que você sabe a diferença entre visitas, visitantes e usuários eu posso chamar o Zé Mané para demonstrar as distorções que podem ocorrer na taxa de conversão, mas isso fica para a próxima postagem para que esta não fique enorme.

Até lá.

Continua…..

#sopadeletrinhas

 

 

 

 

Deixe uma resposta