O que é transmídia?

É a palavra do momento nos Estados Unidos, mas ainda engatinha no Brasil.Trata-se da criação de conteúdo para vários meios diferentes. No caso de um personagem, seria ele agindo em todas as plataformas. Aliás esse é o segundo nome da transmídia, muitos preferem chamá-la de multiplataforma.E quais são as plataformas?

Elas podem ser:  uma série de TV, um filme de cinema, uma peça de teatro, uma peça para  a Internet ou um desenho animado.Da mesma maneira que as pessoas usam várias mídias,a campanha elaborada com esse conceito se desenvolve simultaneamente em todas elas.As peças são feitas em episódios que tem uma sequência lógica. Você pode estar assistindo a um programa e no primeiro intervalo comercial assistir ao primeiro episódio de uma campanha, continuar a assistir o programa e no segundo break, assistir ao segundo episódio do mesmo comercial, e assim por diante.Você ainda pode assistir ao primeiro episódio na sua TV, ao segundo episódio na Internet e ser supreendido pela continuação em qualquer outra mídia que você use.

Para superar esse desafio as agências tem recorrido a uma estratégia que tem o nome de “storytelling”, que nada mais é que transformar o intervalo comercial em uma história na qual as pessoas tenham interesse de acompanhar.Essa tem sido a estratégia para criar esse ambiente ao redor de uma marca ou produto. E do jeito que anda a qualidade da programação da nossa TV aberta, estou aguardando ansiosamente a continuação da história no próximo comercial.

Por hoje é só.

Deixe uma resposta