bem vinda tv digital. adeus propaganda tradicional

Hoje é a estréia da TV digital no Brasil. O que vai acontecer? Por enquanto quase nada. Mas em dez anos, segundo a revista da semana, ela criará 25 mil novos empregos e as emissoras vão investir 5,5 bilhões. Mas o que isso tem a ver com a propaganda tradicional? Tem tudo. Nos Estados Unidos, junto com a TV digital apareceu um aparelhinho chamado TiVo, capaz de armazenar os programas em um disco rígido retirando os comerciais, ou seja, ele elimina o ganha pão da indústria televisiva. A tela na sala de sua casa não será mais uma televisão, mas um computador, e o fio que entrega a programação não será mais uma rede a cabo, e sim a Internet. Bom para o telespectador, mas apavorante para quem produz os programas. Não é a toa que os roteiristas estão em greve nos Estados Unidos. Eles querem direitos também sobre os programas vendidos por dowload. Mas o que tudo isso tem a ver com patrocínio. Novamente tem tudo. Para garantir a exibição de sua marca na TV, as empresas vão ter que dar um jeito de inserir sua mensagem dentro dos programas. Será que você é capaz de adivinhar como se faz isso?

Deixe uma resposta